Como deve ser a eleição do síndico

Como deve ser a eleição do síndico

Quando a eleição do síndico se aproxima, é ideal que o condomínio organize a votação corretamente.

A eleição do síndico deve ser vista como algo extremamente sério. Especialmente porque é a figura escolhida que será a responsável pelo bom funcionamento do condomínio pelas próximas centenas de dias. Em diversos residenciais, assumir essa função é uma ideia que passa muito longe da cabeça dos condôminos devido às responsabilidades. Em outros, a disputa pelo cargo é bastante acirrada. Isso pode ocorrer em razão de uma possível remuneração extra, status ou até isenção de taxas mensais.

Realização da eleição do síndico

Independente da aspiração dos condôminos, inquilinos e funcionários, quem vence a eleição do síndico assume, de fato, grandes compromissos, mas também alcança uma enorme satisfação por poder fazer o bem pra todos os moradores. Pra que tudo saia da forma mais correta, é superimportante que o condomínio siga as determinações do Código Civil pra votação. Principalmente as dos Artigos 1.347, 1.348 e 1.356.

Esses Artigos estabelecem que o novo síndico deve administrar o condomínio por no máximo 2 anos (com possibilidade de reeleição). Eles também esclarecem que os moradores podem se candidatar ou sugerir um representante externo. Transferir tarefas, total ou parcialmente, pra uma terceira pessoa também é possível. Porém a decisão deve ser aprovada pela assembleia e não devem existir impedimentos na convenção condominial. Além disso, é possível que o condomínio tenha um conselho fiscal responsável por avaliar a prestação de contas do síndico.

Preparação pra eleição do síndico

Solicitar que os candidatos demonstrem interesse com cerca de um mês antes das eleições facilita o processo de decisão dos votantes; Seja no mural do condomínio ou durante uma conversa, apresentar ideias aos condôminos é uma ótima maneira de garantir votos; Existe a possibilidade de organizar chapas pra eleição; Criticar a gestão do síndico atual pode ser visto pelos condôminos como um ponto negativo do candidato; Cada condomínio tem o próprio prazo pra enviar a convocação aos moradores. Esse prazo geralmente é especificado na convenção. Se não houver tempo determinado, recomenda-se 10 dias antes da data da assembleia;

No dia da votação

Essa data costuma ser agendada nos primeiros 4 meses do ano; Grande parte das convenções permitem que alguém se candidate aos 45 do segundo tempo embora essa pessoa não tenha feito campanha como os demais; É possível que um tempo seja determinado pra quem é candidato poder expor suas ideias pela última vez antes da votação; A assembleia de eleição do síndico normalmente ocorre no mesmo dia da aprovação das contas do mandato anterior e do orçamento do próximo período; Inadimplentes não podem votar. Os locadores podem, mas devem ter a procuração do proprietário os autorizando No caso de não haver candidatos, existe a opção de contratar um síndico profissional. Essa figura terá as mesmas obrigações que um síndico que reside no condomínio teria.

Conseguiu dar uma clareada sobre como funciona a eleição do síndico? Em primeiro lugar, é importante salientar que cada condomínio tem a sua própria convenção. Portanto a eleição do síndico pode ocorrer de muitas formas diferentes. Porém, como citamos, existem leis que norteiam a vida em condomínio pra tornar tudo mais simples e amigável.